VOLEZ, VOGUEZ, VOYAGEZ

Make it Beautiful

 

Paris:

2016, Grand Palais

Quando fui visitar a exposição da Petit h da Hermés que vos mostrei lembrei-me automaticamente de uma das exposições mais bonitas que vi na vida: Volez, Voguez, Voyagez - Louis Vuitton. Como não tinha um sítio apropriado para partilhar estas imagens acabei por nunca falar sobre isto mas aqui já vos posso mostrar tudo =) Acho que vão gostar, sobretudo para os grandes fãs da marca!

24_catarina_batista_louis_vuitton_volez_make_it_beautiful_blog.jpg

Basicamente estava em Paris quando me apercebi que a exposição estava a decorrer e não quis perder. Confesso que não sabia muito bem o que ia encontrar mas ir ao Grand Palais já era por si só um bom motivo. Gosto da Louis Vuitton e conhecia um bocadinho da sua história mas nada por aí além. Até que passei 2 horas completamente rendida a esta história e com vontade de comprar todas as peças e mais algumas.  

Louis Vuitton has always been at the avant-garde of creation. More than a century after, if Louis Vuitton remains at the helm of fashion, it's because we continuously inspire ourselves from the past while anticipating trends of our times. For this exhibition, Olivier Saillard has immersed himself in the archives of our Maison to decode its secrets. He delivers a fresh vision of our past, present and future."

Michael Burke, CEO of Louis Vuitton

38_catarina_batista_louis_vuitton_volez_make_it_beautiful_blog.jpg
45_catarina_batista_louis_vuitton_volez_make_it_beautiful_blog.jpeg

Louis Vuitton:

Regresso às origens

A exposição é um regresso às origens da empresa e mostra-nos a história da família Vuitton desde os primeiros tempos. É definitivamente uma marca intemporal que atravessou muitos períodos marcantes da história que ditaram literalmente aquilo que a empresa é hoje.

E alguns de vocês podem estar a perguntar, então mas e o que é que isto tem a ver com decoração propriamente dita? Tudo! As primeiríssimas peças destinavam-se a ser baús que levavam bem acondicionados todos os artigos e mais alguns. Desde roupas, a livros, a máquinas de escrever, talheres, loiças, tudo!!! Até um carro eles fizeram, sabiam?

É absolutamente espetacular ver os desenhos originais e maquetes onde se executavam artigos feitos ao milímetro para chapéus, kits de barbearia, bibliotecas ambulantes, caixas para os sapatos entre mil e um acessórios que percorriam todo o mundo de comboio, barco e posteriormente de avião.

Algumas peças quando se abriam faziam por si só a decoração de todo o espaço. Não sei se a exposição vai continuar a andar por aí (este até este ano em Nova Iorque) mas se se cruzarem com ela não percam, está mesmo bem conseguida. Até um comboio de época eles replicaram para mostrar o ambiente e a utilização de alguns artigos.

O final da exposição terminava, naturalmente, com a Louis Vuitton da actualidade muito mais virada para a moda de alta costura do que propriamente para as peças feitas por medida, apesar de ainda as fazerem, não fosse este o seu ADN. Havia inclusivamente alguns artesãos a fazer manualmente algumas peças icónicas só para que os visitantes tivessem noção do tempo e do cuidado que cada peça precisa para ser feita. A-d-o-r-e-i cada bocadinho.

Deixo algumas fotos que tirei e um video sobre a exposição.